Felipe Massa inicia ação judicial em face de FOM, FIA e Ecclestone por Campeonato de 2008
Felipe Massa deu início, hoje, 11 de março de 2024, a uma ação judicial na Corte Superior de Londres, Inglaterra, contra a Formula One Management Limited (FOM), Bernard Charles Ecclestone e a Federation Internationale de L’Automobile (FIA).
Massa busca declarações de que a FIA infringiu seus próprios regulamentos ao não investigar imediatamente a colisão de Nelson Piquet Jr no Grande Prêmio de Singapura de 2008. Ele alega que, se a FIA tivesse agido conforme o devido, teria conquistado o Campeonato de Pilotos naquele ano. Massa também solicita indenização pelas consideráveis perdas financeiras decorrentes da falha da FIA, com a qual Ecclestone e FOM foram cúmplices.
Como admitido por Ecclestone, havia "informação suficiente naquele momento para investigar o assunto", em 2008, e "cancelar a corrida de Singapura". Ele também afirmou que, se os resultados do Grande Prêmio de Singapura de 2008 tivessem sido cancelados, "Felipe Massa seria campeão mundial" e que Massa "foi privado do título que merecia".
Tentativas de resolver o assunto amigavelmente não foram bem-sucedidas até o momento, não restando, portanto, alternativa senão a judicialização do tema.
Eventos recentes destacam a relevância contínua das questões de transparência e integridade na Fórmula 1, e é evidente que um trabalho sério é necessário para restaurar sua credibilidade e garantir seu futuro a longo prazo.
Apesar de a investigação da FIA em 2009 ter concluído que "nunca antes havia considerado acusações tão sérias", e mesmo após as revelações do ano passado, os resultados do Grande Prêmio de Singapura de 2008 continuam oficialmente reconhecidos pela FIA.
Felipe Massa está sendo representado nesta ação pelos advogados Nick de Marco KC, Kendrah Potts, Richard Levett e Daniel Levy (Enyo Law), juntamente com Bernardo Viana (Vieira Rezende Advogados),
Antonio J. Perez-Marques (Davis Polk), Michele Bernasconi (Bär & Karrer) e Olivier Loizon (Gide Loyrette Nouel).
Qualquer consulta de imprensa deve ser direcionada a Alfredo Bokel em alfredo@felipemassa.com.