Impactos da LGPD nas áreas de Comunicação e Marketing
A Lei nº 13.853/2019, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP) e em vigor desde agosto de 2020, dispõe de uma série de normas para a coleta, o armazenamento, o tratamento e o compartilhamento de dados pessoais. A partir de agosto deste ano, as sanções serão aplicáveis pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) às empresas que não seguirem as normas da lei.
A LGPD é um importante instrumento de proteção de dados pessoais e representa um avanço na legislação brasileira, estando, agora, em consonância com as demais leis de proteção de dados de outros países.
No entanto, a LGPD afeta diversos setores e serviços, que precisarão readequar seus processos no cumprimento da nova lei, inclusive as áreas de Comunicação e Marketing, que fazem uso frequente de dados pessoais e precisarão atuar com maior transparência e segurança.
Para as áreas de Comunicação e Marketing, são diversas as recomendações da LGPD quanto às ferramentas de trabalho utilizadas. O Vieira Rezende e a Aliá RP, empresa de relações públicas e comunicação, elaboraram o guia “Impactos da LGPD nas áreas de Comunicação e Marketing” para orientar as empresas na adequação da lei.
O guia está disponível para download aqui.
A área de Tecnologia & Comunicação está à disposição em caso de dúvidas.